Dora Pires (PSB/PE) – Secretária Nacional de Mulheres do PSB

Feminista, iniciou a militância de gênero no PSB em 1999 quando foi eleita 1ª Secretária Estadual de Mulheres do PSB/Pernambuco e eleita, na Secretaria Nacional de Mulheres, no mesmo ano, como Secretária Geral. Desde então, focou a militância política no movimento de Mulheres. Hoje, Secretária Nacional de Mulheres do PSB desde 2005, Dora Pires é também Secretária de Formação Política do PSB/PE.

Dora tem um trabalho voltado para a organização e fortalecimento da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido, ao trabalho de formação política, a criação e organização de secretarias estaduais, hoje com núcleo em todos os estados e, também empreende esforços, em especial, ao incentivo às candidaturas femininas, além de incentivar a presença das socialistas nos fóruns de debates nacionais como o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.

As relações internacionais também estão na pauta e caracterizam um olhar diferenciado da Secretária para a troca de experiências com as mulheres socialistas de outros países. Em 2010, durante o 1º Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Brasília, a SNM/PSB propôs a criação do Fórum de Mulheres Socialistas Sul Americanas. Espaço para a discussão das plataformas de luta e a promoção transversal dos direitos das mulheres na América do Sul.

E durante o 2º Encontro Internacional de Mulheres Socialistas do PSB, realizado em Pernambuco, em 2015, foi criada uma instância de gênero denominada Coordenação Socialista Latino-Americana de Mulheres, Gênero e Igualdade (CSL-MGI). O objetivo é a promoção e o estímulo das relações internacionais por meio do Núcleo de Estudos de Gênero, proposto, também, pela Secretaria de Mulheres do PSB dentro da CSL e tendo Dora Pires como Sercretária Geral.