Por: Luane Galdeano
Relatório mostra que mulheres com filhos menores de idade são apenas 38% dos cargos de liderança no governo federal
Para a servidora pública Ana Carolina Bezerra, 43, conciliar a maternidade e a posição de liderança nunca foi fácil. Mas quando o filho mais novo foi diagnosticado com autismo, ela pensou que precisaria abdicar da ambição profissional para cuidar da família.
“Via muitas mulheres nas clínicas que mudaram de vida, deixaram de trabalhar ou passaram a fazer coisas que não tinham relação com a carreira delas, e eu não me enxergava nisso. Pensava, ‘será que não vou poder mais assumir cargo de liderança?’”, afirma.
Não é só Ana Carolina que enfrenta dificuldades para ascender profissionalmente sendo mãe. No setor público federal, mulheres com filhos menores de idade são minoria entre quem ocupa posição de chefia.
Apenas 38% das chefias são mães de crianças e adolescentes, número que sobe para 66% entre homens. As chances de haver um pai de jovens menores de idade em posição de liderança é 3,2 vezes maior do que a de uma mulher na mesma situação. Os dados são do Perfil das Lideranças no Governo Federal, divulgado no ano passado.
Acesse a matéria no site de origem.
Fonte: Agência Patrícia Galvão