A secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, participou, na manhã desta quinta-feira (17), da Reunião da Executiva Nacional do PSB, na sede do partido em Brasília.
O encontro, comandado pelo presidente da sigla, Carlos Siqueira, contou com a participação de grandes lideranças partidárias. Entre elas, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os governadores do Espírito Santo e da Paraíba, Renato Casagrande e João Azevedo; o prefeito reeleito do Recife, João Campos; o ministro Márcio França, a deputada federal, Tábata Amaral; entre outras e outros companheiros.
Na reunião foram analisados os números do PSB nas eleições municipais e o ótimo desempenho do partido nos estados. Além de debates sobre as próximas eleições de 2026.
Durante sua fala, Dora Pires apresentou os dados relativos às mulheres candidatas. De acordo com o comparativo realizado pela Secretaria, o número de prefeitas, em relação à eleição anterior, cresceu em pouco mais de 100% com 51 mulheres eleitas, além de uma em campanha para o segundo turno. Em relação às vice-prefeitas, o partido saltou de 53, em 2020, para 80 este ano; e, vereadoras, passaram de 405 para 666.
Ganhos políticos e eleitorais
Os grandes destaques feitos sobre às eleições 2024 foram para a reeleição recorde de João Campos, além da votação expressiva dos candidatos socialistas paraibanos.
A atuação de Tábata Amaral no pleito na capital de São Paulo, também foi muito elogiada por todos os presentes. “As eleições trazem ganhos eleitorais e ganhos políticos. Tábata não conseguiu, desta vez, o ganho eleitoral, porém, o ganho político foi gigante, devido a sua postura, coragem e inteligência durante a campanha”, afirmou Campos.
A reunião foi bastante produtiva e contou com a presença da maioria dos membros da Executiva Nacional do partido, inclusive, os secretários dos segmentos LGBT Socialista, Movimento Popular Socialista (MPS) e Juventude Socialista Brasileira (JSB), Tathiane Araújo, Acilino Ribeiro e Tony Sechi.