Capa / Notícias / Notícia
 
 
Tamanho
   

Deputada Creuza Pereira participa da entrega do Diploma Mulher-Cidadã

Foto: Sérgio Francês   
"Entregamos hoje esse prêmio para cinco mulheres notáveis" disse.
01/12/2016

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado para agraciar mulheres que, no País, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A premiação, que teve início em 2004, foi realizada pela última vez em 2009 e, este ano, aconteceu nesta quinta-feira (1), em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.
 
A deputada federal Creuza Pereira (PSB-PE), como membro da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), participou da solenidade e lembrou a constante luta das mulheres pela igualdade. “Sou a primeira mulher do interior do meu estado a ter um mandato semelhante e isso faz compreender como, nós mulheres, chegamos com dificuldade aos lugares de poder. Falo em nome do PSB, partido que têm na Câmara Federal cinco representantes femininas”, disse.
 
A socialista também parabenizou e destacou a importância de cada agraciada pelo Prêmio. “Entregamos hoje esse prêmio para cinco mulheres notáveis que continuam garantindo e ampliando tudo que carrega o nome de Carlota Pereira. São mulheres que nos representam na busca de um mundo mais fraterno e igualitário.”
 
A escolha dos nomes das homenageadas foi feita por indicação dos deputados federais pela CMULHER, entre elas a juíza do Estado de Mato Grosso, Amini Haddad; a fundadora da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), Tânia Rodrigues; a presidente do STF, Cármen Lúcia; a missionária Maria Conceição e a ex-ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros (homenagem póstuma).
 
A Câmara dos Deputados já agraciou vinte e cinco mulheres, premiando cinco indicadas a cada ano, em 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009.
 
Sobre Carlota - Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota Pereira de Queirós (13/02/1892 - 14/04/1982) nasceu na cidade de São Paulo. Foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Seu mandato, em defesa da mulher e das crianças, foi dedicado a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres. Ocupou seu cargo até o golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.
 
 

Mariana Fernandes
 
17/01/2017
Dos 13 projetos de lei aprovados na Comissão da Mulher na Câmara, nenhum foi adiante
16/01/2017
CPI do Assassinato de Jovens apontou dados inéditos sobre a violência no país
16/01/2017
Ajuda da União - Por Lúcia Vânia
Galeria de Fotos                 
 
 
 
 

SECRETARIA NACIONAL DE MULHERES DO PSB
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63 - Brasília - DF - CEP 70736-510 | Tel.: (61) 3327-6405
E-mail: mulherespsb40@gmail.com
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB